sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Querem saber mais sobre esquemas no DETRAN ?

No dia 09 de fevereiro publiquei uma postagem sobre um esquema no DETRAN/PA que rende muito dinheiro a alguns diretores. Tal publicação era fundada em informações prestadas por servidores do DETRAN e dizia que até analfabeto pode tirar habilitação.

Depois, revendo a postagem fiquei pensando como, na prática, ocorreria o processo para que um analfabeto consiga tirar a habilitação, então procurei o servidor e questionei a respeito, tendo ele informado o seguinte:

Analfabetos não podem tirar habilitação por força do art. 140, II, do Código de Trânsito Brasileiro, que diz que para obter habilitação candidato deve saber ler e escrever, logo, não basta apenas assinar o nome.

Mas como um analfabeto pode comprar um carro, simulemos: um analfabeto compra um carro e quer dirigi-lo pois não tem condições de pagar motorista e não quer depender de ninguém para se locomover. Procura uma auto escola e diz que quer tirar a habilitação, o instrutor da auto escola verifica a condição do candidato e o informa que a lei não permite, mas diz que tem jeito e cobre um valor do analfabeto (dois mil reais mais ou menos) para conseguir a habilitação sem que ele tenha que fazer nenhum exame e o analfabeto paga, daí em diante acontece o seguinte:
O valor é dividido da seguinte forma:

1 - uma parte para pagamento das taxas do DETRAN/Pa que são obrigatórias e se não estiverem pagas o sistema trava;
2 -  uma parte vai para os atendentes das CLIMEPT, clínica terceirizada que realiza os exames médico e psicotécnico, para preenchimento das fichas que óbvio o analfabeto não vai conseguir fazer,
3 - outra parte para o médico e o psicólogo aprovarem o candidato (é meu caro, o esquema só funciona se médicos e psicólogos participarem),
4 - outra parte para os examinadores do DETRAN para aprovarem o candidato nas provas de legislação e trânsito e,
5 - claro, uma parte fica com o instrutor da auto escola que vai emitir os certificados das aulas de teoria e prática.

Pronto, está feito um processo de habilitação de um analfabeto sem que ele tenha que ter feito nenhum exame, bastando apenas assinar o próprio nome. Processo perfeito no papel e corrompido na prática.

Assim caminha o DETRAN, onde se pode ver de tudo. 

Depois falaremos da CLIMEPT  

Nenhum comentário:

Postar um comentário